O sopro do vento esfria as noites, mas as tardes continuam mornas, e o mar espraia-se preguiçoso nas pedras estendidas da praia. Paisagem que reflete a vida, encurta os dias, amplia as noites e a vida como uma leve pluma, com a brisa segue meio perdida. Amarelecidas agora rolam as folhas no chão de uma paisagem outonal, as árvores nuas, sem mais flores, são serenas sombras no madrigal. Como uma réstia de sol no mar, faz-se da vida um entardecer, Folhas e flores vão descansar, os sonhos serão um rio a correr. (Sônia Schmorantz) (Pensador)
Baixar imagem dessa frase
![]()
Marrom, vermelho e alaranjado, Há folhas espalhadas por toda parte; Outono é mágico, outono é arte, É a estação que aconchega a alma; A brisa que passa e não volta, Leva sonhos não concretizados, Meu coração está despido como as árvores, Esperando que eles renasçam; Outono é época de transição, De deixar o tempo simplesmente passar, E eu recebo sua luz discreta, abençoada, Como se a vida fosse recomeçar.
Baixar imagem dessa frase
![]()
Às vezes, uma dor me desespera... Nestas ânsias e dúvidas em que ando. Cismo e padeço, neste outono, quando Calculo o que perdi na primavera. Versos e amores sufoquei calando, Sem os gozar numa explosão sincera... Ah! Mais cem vidas! Com que ardor quisera Mais viver, mais penar e amar cantando! Sinto o que desperdicei na juventude; Choro, neste começo de velhice, Mártir da hipocrisia ou da virtude, Os beijos que não tive por tolice, Por timidez o que sofrer não pude, E por pudor os versos que não disse! (Olavo Bilac)
Baixar imagem dessa frase
![]()